São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dentistas vão receber vacina contra hepatite B

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Os 180 mil dentistas, protéticos e auxiliares de odontologia do país começam em 1º de julho a receber vacina contra a hepatite B.
A decisão de realizar uma vacinação em massa dos dentistas foi tomada em conjunto pelo Ministério da Saúde e os conselhos regionais de odontologia.
A doença causa cirrose hepática e câncer no fígado. É transmitida por meio de saliva, lágrima, sangue, esperma, fezes, urina e até do espirro.
``Trata-se de doença de alto risco, que causa a morte da pessoa infectada, colocando em risco dentistas e pacientes em caso de contágio", afirmou o delegado do CRO (Conselho Regional de Odontologia) em Bauru (SP), Lúcio Velloso Domingues, 57.
O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Emil Razuk, deve participar hoje de reunião com técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária para discutir a estratégia da campanha de vacinação.
O convênio para a realização da campanha foi firmado com o ministro da Saúde, Adib Jatene, informou Razuk, por intermédio de sua assessoria.
Segundo ele, o ministro pretenderia ainda realizar uma campanha mais ampla, atingindo todos os profissionais de saúde do Brasil considerados integrantes do grupo de risco da hepatite B.
A vacinação vai ser feita em três etapas. A primeira dose será aplicada em 1º de julho, a segunda em 5 de agosto e a terceira em 3 de fevereiro do ano que vem.
A vacina é injetável. O CRO vai fornecer em São Paulo seringas, agulhas, álcool e algodão necessários para a vacinação.
Para se conseguir a imunização, é preciso tomar as três doses. A vacinação será gratuita.
Compradas em Cuba, EUA e Rússia, as vacinas serão fornecidas pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Conselho Regional de Odontologia de SP, o número de profissionais contaminados com hepatite B tem aumentado, embora não exista levantamento estatístico sobre o total de doentes.

Texto Anterior: Desabamentos chegam a 670
Próximo Texto: Diversificando o investimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.