São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança é 1ª vítima fatal do cólera na PB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

A Secretaria da Saúde da Paraíba confirmou ontem a primeira morte por cólera neste ano no Estado. A vítima foi uma criança de um ano de idade.
Segundo o presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate ao Cólera, Romildo Domingues de Melo, a criança morreu na última quinta-feira, em sua casa, na cidade de São Miguel de Taipu (a 53 km de João Pessoa).
Domingues disse que a criança morreu sem socorro, devido à falta de informação da família sobre a doença. Segundo ele, aos primeiros sintomas, a vítima deve ser levada para uma UTC (Unidade de Tratamento do Cólera).
Em maio, o total de casos de cólera neste ano na Paraíba aumentou de 58 para 177.
Foram confirmados 24 casos em São Miguel de Taipu, 19 em Pilar, 49 em Itabaiana e 85 em Salgado de São Félix.
Esses municípios ficam às margens do rio Paraíba (o maior do Estado), que está contaminado pelo vibrião colérico, conforme exames feitos em amostras da água.
Até ontem à tarde, havia cinco pessoas internadas com sintomas do cólera em São Miguel de Taipu, duas em Pilar, uma em Itabaiana e cinco em Salgado de São Félix.
No ano passado, segundo Melo, foram confirmados 8.190 casos de cólera em quase todos os municípios paraibanos. Segundo ele, pelo menos 49 morreram.
A Secretaria da Saúde enviou hipoclorito de sódio -uma substância que, misturada à água, mata o vibrião colérico- para os centros comunitários de saúde distribuírem para a população dos municípios mais afetados pelo cólera.

Texto Anterior: Diversificando o investimento
Próximo Texto: Universidade promove mostra sobre 'Gonzagão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.