São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995 |
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Cresce o consumo de produtos alimentícios
NELSON BLECHER
As vendas de carnes industrializadas lideram com desempenho 45% superior ao mesmo período do ano passado. A proporção é ainda maior, de 48%, na comparação de vendas de março e abril passado com as do bimestre anterior. Produtos como biscoitos, xampus e desodorantes deram saltos acima de 30% na comercialização. O levantamento da Nielsen flagrou leve tendência de queda em relação ao consumo de alguns itens em fevereiro e março, em relação ao bimestre anterior. As vendas de maionese decresceram 7% e as de margarina, 4%. As de bebidas achocolatadas se mantiveram estáveis. ``Operamos com capacidade plena também em maio", afirma Álvaro Novaes, diretor de marketing da Parmalat, que produz leite, biscoitos, iogurtes, sucos e molhos de tomate. ``Não observamos os sinais de desaquecimento detectados no setor de bens duráveis", acrescenta. ``Ao contrário, com a entrada em vigor do novo mínimo a expectativa é que em junho as vendas de alimentos básicos sejam aceleradas". Outro indicador que comprova o deslanche das vendas no período de janeiro a abril é a queda de 19% registrada no ranking de lançamentos de novos produtos, em comparação a igual período do ano passado. As estratégias de inovação -para atrair os consumidores com novidades- costumam proliferar em períodos recessivos. ``Deve estar faltando capacidade instalada para essa produção", diz Eduardo Schubert, diretor da consultoria Indicator, que coordena a pesquisa. Com ele concorda Luiz Amarante, gerente de marketing da Santista Alimentos. ``Quando há aquecimento de demanda o espaço se reduz para novos projetos". A Parmalat mandou para as prateleiras 22 novos produtos no primeiro quadrimestre do ano. Os 108 lançamentos registrados em abril foram liderados por pratos prontos e congelados (12). A principal responsável pelo desempenho foi a Anglo Alimentos, que reformulou a embalagem de sua linha de conservas. A segunda categoria em número de registros foi a de xampus. A Parmalat mandou 22 novos produtos para as prateleiras. ``O número foi superior ao do primeiro quadrimestre do ano passado". Concorrente da Parmalat, a Refinações de Milho Brasil investiu US$ 3 milhões no lançamento da Maizena Nutre, um pó para preparo de mingau. Esse mercado movimenta 71 mil t anuais. Texto Anterior: Estoque de veículos chega a 120 mil Índice |
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