São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sally busca retrato sem pose

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Para ela, apesar de alguns críticos americanos indicarem o contrário, o modelo para Maria, do livro ``Leviatã" (editora Best-Seller), é a francesa Sophie Calle.
Calle produz o que ela mesma chama de ``voyeurístico" estilo de artes plásticas. Um dos seus mais conhecidos trabalhos é ``The Sleeper". Durante nove dias, 24 desconhecidos ocuparam sua cama, alternadamente, para ela fotografar suas ações durante o sono.
Mas as influências de Sally são outras, vêm dos franceses Cartier Bresson e Robert Doisneau. Seu objetivo é ser uma retratista não de celebridades, mas de pessoas que dificilmente são capazes de forçar uma pose. Pessoas como, ela acredita, os escritores. Assim, suas fotos se detêm nas mãos do americano Philip Roth, nos olhos de Salman Rushdie ou John Updike.
Sempre, em todas as fotos do livro, negando a cor: ``Trabalhar em branco-e-preto é o reflexo de mim mesma. Sou uma melancólica, que só acha qualidades nos outros".
(MR)

Livro: Writers by Sally Soames
Preço: 20 libras
Onde encomendar: Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011/285-4033)

Texto Anterior: Fotógrafa converte escritores em personagens
Próximo Texto: Aproveita a onda e privatiza a Globo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.