São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adaptação para TV de 'Nostromo' começa a ser gravada na Colômbia

JAIR RATNER
DE LISBOA

O ator português Joaquim de Almeida vai representar o Coronel Sotillo, um dos papéis principais da série de TV ``Nostromo", uma superprodução que envolve Inglaterra, Itália e Estados Unidos.
A série começa a ser rodada na próxima terça-feira na Colômbia e é baseada no livro com o mesmo título do escritor polonês Joseph Conrad, um clássico da literatura de viagens do começo do século.
``Vai ser dirigida por Alistair Reed, que já ganhou vários prêmios Emmy por trabalhos para a televisão", diz Joaquim.
Segundo o ator, a produção reúne três redes públicas de televisão: a inglesa BBC, a italiana RAI e a norte-americana PBS.
Com seis horas de duração, a série vai contar com 30 atores, entre os quais Claudia Cardinale. As filmagens na Colômbia vão durar quatro meses e meio.
É a segunda vez que se tenta adaptar este livro de Conrad. Da primeira vez, David Lynn abandonou o projeto de transformar a história em um filme.
``Ele desistiu porque era muito difícil adaptar a história para cinema e depois a história foi retomada pelo produtor italiano Fernando Guia, que a transformou numa série de televisão", explica Joaquim.
Publicado em 1904, ``Nostromo" conta várias épocas da história de um estado da América Central fictício, que passa por uma revolução e desintegração, com golpes militares e corrupção endêmica.
Este é um dos principais romances históricos de Conrad, que também escreveu ``O Coração das Trevas" -que deu origem ao filme ``Apocalypse Now".
Joseph Conrad, nascido em 1857 na Polônia, embarcou aos 18 anos como grumete num navio, viajando pelo mundo até 1903. Das suas viagens tirou as experiências que basearam seus livros.

Texto Anterior: Grupo faz 'música de cordel'
Próximo Texto: Modéstia aproxima homem da verdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.