São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo faz 'música de cordel'

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Imagine misturar Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Led Zeppelin e punk rock em um liquidificador. É o que faz o Jorge Cabeleira, embolando triângulo, sanfona, berimbau e guitarras distorcidas.
O resultado pode ser degustado nos 38 minutos do disco ``Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Todos Felizes", produzido por Roberto Frejat.
Alguns tentam comparar o grupo aos Raimundos. Besteira. Os meninos do Jorge Cabeleira são mais refinados. As letras têm qualidade. Apesar de o grupo ser de Boa Viagem -bairro chique de Recife em frente ao mar-, as letras tratam mais do sertão e do agreste.
É o caso de ``Psicobaião" ou da épica ``Canudos", que fala sobre o massacre da comunidade comandada por Antônio Conselheiro. ``Recife" tem uma letra bastante política. Discorre sobre os problemas típicos de uma grande cidade e consegue não ser chata.
Algumas letras parecem tiradas da literatura de cordel. O melhor exemplo é ``Jabatá e o Diabo", que narra a cobrança de uma dívida pelo diabo.
Um dos melhores momentos do disco é ``Carolina", que mistura ``O Cheiro da Carolina" e ``O Xote das Meninas" em uma versão pauleira que arrepiaria o velho Gonzagão.
O grupo faz outras regravações, entregando suas influências musicais. Além de ``Sol e Chuva", de Alceu Valença, o disco tem uma versão alucinada de ``Os Segredos de Sumé", de Zé Ramalho, que divide os vocais na música.
Instrumentalmente, contudo, o grupo pode se aprimorar. Os guitarristas usam bem a escala de baião, mas têm restrições técnicas, principalmente quando tentam solar.
Depois de Nação Zumbi e Mundo Livre S.A., o Jorge Cabeleira confirma que o melhor do rock nacional atual está em Recife, seja na lama do mangue ou na areia da praia de Boa Viagem.
(LAR)

Disco: Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Todos Inúteis
Gravadora: Sony
Quanto: R$ 18

Texto Anterior: Jorge Cabeleira mescla baião a punk rock
Próximo Texto: Adaptação para TV de 'Nostromo' começa a ser gravada na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.