São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Labirinto é escultura feita pelo vento e mar

MARCELO MOREIRA
DO ENVIADO ESPECIAL

Os pacotes turísticos que incluem visitas às praias das Fontes e de Morro Branco têm como atração principal o Labirinto, um conjunto de passagens e corredores fruto da erosão do mar e do vento nas rochas que ficam à beira do mar. O fenômeno é chamado de falésia pelos geógrafos.
O Labirinto, perto do núcleo habitacional de Morro Branco, lembra muito os fiordes noruegueses e dinamarqueses, só que bem mais baixo.
O passeio é orientado pelo ``grupo de miniguias", crianças da cidade de Beberibe que conduzem os turistas pelos inúmeros corredores formados no Labirinto.
As crianças são estudantes de 1.º grau, têm entre 8 e 14 anos e possuem boas noções de inglês, francês, espanhol, italiano e até alemão. Além da ajuda de custo que recebem dos comerciantes e da prefeitura, ganham gorjetas de até R$ 5 dos visitantes.
Em uma das extremidades do Labirinto, vê-se toda a praia de Morro Branco e a aldeia dos pescadores. Neste ponto a falésia tem a altura de 15 metros, com ondas martelando no paredão.
Dependendo da distância do mar, da incidência do sol e da velocidade do vento, em cada lugar do Labirinto a areia tem cores diferentes.
Segundo Francisco Augusto de Oliveira, há oito anos com o seu restaurante Recanto Praiano, existem pelo menos dez cores diferentes de areia, cada uma delas com cerca de 15 tonalidades diferentes.
``Ninguém sabe porque a areia é colorida no Labirinto. Já tivemos geólogos europeus e brasileiros por aqui e ninguém soube explicar o fenômeno".
O passeio pelo Labirinto é muito bonito, porém um pouco cansativo, já que há um pouco de dificuldade para andar devido a filetes de água e barro nos corredores.
O passeio de ida termina na praia. Para retornar ao ponto de partida, o turista pode escolher dois caminhos: o mesmo que ele fez para a chegar à praia ou então ir pela praia, contornando os paredões rochosos.
A segunda opção é interessante, porém perigosa. Caminha-se pela praia até os paredões, que avançam para dentro do mar, formando pequenos recifes.
Com muito cuidado deve-se pisar somente em pedras com apoio. Durante o contorno do paredão, recomenda-se atenção com as fortes ondas, que tiram o equilíbrio.
O passeio ao Labirinto normalmente é incluído no pacote turístico das agências de turismo. O turista que for a Beberibe sem o pacote, pode obter informações no restaurante Recanto Praiano (tel. 085-330-1099).
(MM)

Texto Anterior: Turistas descobrem areias metropolitanas
Próximo Texto: Parque aquático mistura praias e piscinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.