São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade celebra seu passado de lutas

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

O comitê organizador dos jogos olímpicos está recebendo uma média de 50 mil pedidos de ingressos por semana, desde o início das vendas em 1º de maio.
Os turistas que forem a cidade de Atlanta motivados pela Olimpíada centenária terão a oportunidade de viver um pouco da história recente dos EUA, como os episódios ligados a Guerra da Secessão americana.
Atlanta, que servia como centro de distribuição de suprimentos para a Confederação do Sul na Guerra Civil dos EUA, no século 19, foi destruída pelo fogo, em 1864, a mando do comandante do Exército da União, general William Sherman.
Esse episódio foi imortalizado pelo romance ``E o Vento Levou", de 1936, da autora nascida em Atlanta, Margaret Mitchell (1900-1949), e depois, em 1939, transformado em um dos maiores clássicos do cinema norte-americano do produtor David Selznick.
O museu ``The Road to Tara"(O caminho para Tara, título preliminar do romance) é uma das atrações turísticas da capital do Estado da Geórgia.
Dedicado a Mitchell e a sua obra, o museu também conta a história da ``Batalha de Atlanta", quando a União capturou a cidade dos sulistas, até transformar-se na capital da Geórgia, em 1837.(leia sobre o museu dedicado ao filme e ao livro na página ao lado)
Para simbolizar o renascimento de Atlanta, o símbolo da cidade retrata o fênix, o pássaro mitológico que teria se erguido com muito mais vigor de suas próprias cinzas.
(ACS)

Texto Anterior: Jogos atraem 2 milhões de turistas
Próximo Texto: História da Coca-Cola fascina visitantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.