São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
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História da Coca-Cola fascina visitantes

ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Construído em estilo moderno em frente ao Underground (um dos raros prédios, hoje um shopping, que sobreviveu à destruição por fogo da cidade em 1864), o World of Coca-Cola é, há cinco anos, uma das principais atrações de Atlanta.
O refrigerante vendido em 195 países, sem dúvida o mais conhecido do mundo, surgiu em Atlanta, inventado pelo farmacêutico John ``Doc" Pemberton há quase 110 anos, em 1886.
Atlanta continua sendo a sede mundial da Coca-Cola Company, uma das principais patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de 1996.
Desde 1990, os turistas, a uma média de um milhão de visitantes por ano, estão mergulhando na história da marca comercial mais reconhecida por consumidores em todo o mundo, percorrendo os três andares do The World of Coca-Cola.

Visita
A visita começa no terceiro andar, onde uma escultura cinética cria o ambiente de uma imaginária instalação para engarrafamento do refrigerante.
Uma exposição focaliza a evolução das garrafas e embalagens da Coca-Cola, e um vídeo mostra desde como o engarrafamento era feito em 1919 até a última palavra em engarrafamento e enlatamento do refrigerante.
Em seguida, o visitante faz um passeio por uma coleção de cerca de mil objetos e artefatos da Coca-Cola Company em uma viagem nostálgica ao passado.
No Club Coca-Cola, o visitante pode provar todos os tipos de refrigerantes fabricados pela Coca-Cola ao redor do mundo.
Uma coleção de pôsters e outras peças de publicidade contam a história da Coca-Cola cronologicamente desde 1886.

Fórmula
O museu conta tudo, menos, é claro, a fórmula ainda secreta desenvolvida por ``Doc" Pemberton no século passado.
E destaca entre os ``Fatos Fabulosos" que ``se toda a Coca-Cola produzida no mundo fosse colocada em garrafinhas de 200 mililitros uma atrás da outra, elas iriam à lua e de volta a terra 1.045 vezes..."
Na entrada do prédio, a atração é um enorme globo terrestre com a marca e as cores da Coca-Cola.
Ele tem oito metros de altura, sete metros de largura, e gira a seis metros acima da porta principal do museu.
O globo da Coca-Cola, uma das atrações turísticas mais fotografadas de Atlanta, à noite, brilha, iluminado por 1.407 lâmpadas e muito neon.

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