São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zoológico tem show de domador de tigres

JOÃO BATISTA NATALI
DO ENVIADO ESPECIAL À FLORIDA

David Tetzlaff, 38, é um domador de tigres e diretor do Caribbean Gardens, o pequeno zoológico de Naples, na Flórida.
O local, criado em 1961, também é conhecido como o parque do Jungle Larry (Larry das Selvas), referência ao coronel Lawrence Tetzlaff, pai de David, ele próprio domador de animais com carreira iniciada num zoológico do Estado de Michigan.
David diz que a relação entre um domador e sua fera era concebida de maneira bastante distorcida até há 30 anos atrás.
Tratava-se, afirma, de humilhar o animal, de subjugá-lo pela força, maltratá-lo para que ele permanecesse submisso.
As coisas mudaram. ``Felizmente, os animais hoje domados nos Estados Unidos já são filhotes nascidos por aqui mesmo e eles já encontram uma mentalidade que condenaria qualquer forma de maltrato", diz ele.
Um livro sobre animais cativos na Flórida (``Living with Big Cats") qualifica David como um dos cinco domadores norte-americanos mais experientes.
Ele diz que o único segredo de seu negócio consiste em conquistar a confiança do animal e assegurá-lo, continuamente, de que será tratado com carinho. Conta que já foi ferido, mas com unhadas que não foram de maior gravidade.
O que ele gosta, no entanto, é dos espetáculos em que apresenta seus animais. Acaricia um tigre como se fosse uma criança.
As crianças perdem o medo. A chamada vida selvagem passa a funcionar, com a intermediação de Larry, como algo programadamente domesticado.
(JBN)

Texto Anterior: Turistas saboreiam atmosfera de riqueza
Próximo Texto: Programas unem história e natureza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.