São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos utilizam nova técnica de cirurgia cardíaca em criança

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Uma equipe médica comandada pelo cirurgião Francisco Gregori, de Londrina (PR), fez a primeira operação pelo método de Cox em crianças usando tesoura e bisturi.
O método de Cox, aplicado em casos de arritmia cardíaca, foi desenvolvido pelo médico norte-americano James Cox, em 1991.
O aspecto inédito da cirurgia de Londrina foi o instrumento utilizado pela equipe médica para realizar a operação.
A equipe de Gregori usou tesoura e bisturi ao invés do crioblador, aparelho utilizado por Cox.
O crioblador é usado para bloquear as fontes de arritmia do coração, sem comprometer as estruturas ``nobres" do órgão durante a cirurgia.
A menina operada é Cássia Novaes Martins, 12, de Salvador (BA), sofria de insuficiência da válvula mitral acompanhada de fibrilação atrial (uma arritmia cardíaca).
Os médicos paranaenses fizeram 34 operações pelo método de Cox com a técnica desenvolvida por Gregori, mas pela primeira vez o paciente foi uma criança, caso considerado inédito no mundo.
Segundo Gregori, a dispensa do crioblador permite a ``popularização" da cirurgia, antes restrita a poucos hospitais no país.

Texto Anterior: Aprovado em Manaus projeto que proíbe fumo
Próximo Texto: Assembléia mineira discute neste mês criação de imposto ambiental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.