São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador na ONU será o chanceler bósnio

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O embaixador da Bósnia junto à ONU, Muhamed Sacirbey, foi oficializado como novo chanceler de seu país. Em seu lugar assume o embaixador Ivan Zdravko Misic.
Sacirbey vai para a vaga de Irfan Ljubijankic, chanceler bósnio que teve seu helicóptero abatido no sábado por um míssil das forças sérvias bósnias quando sobrevoava a cidade de Bihac.
Amanhã, Sacirbey participará de uma reunião com o comando da Otan em Paris para decidir os novos posicionamentos das forças da aliança na ex-Iugoslávia.
Até ontem a ONU se negava a entrar em conversação com os sérvios antes que os reféns na Bósnia fossem libertados.
Sacirbey afirmou ontem em entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, que vai apoiar o envio de uma missão de paz multinacional. "As forças da Bósnia não estão preparadas para se responsabilizar por nossos civis", disse.
Ele criticou a posição do governo norte-americano. Segundo ele, Washington estaria pressionando por uma solução na ex-Iugoslávia e apoiou os bombardeios feitos pela Otan, considerados por Sacirbey como precipitados.
"Dezenas de civis foram mortos em Tuzla e até hoje estamos pagando pelas consequências, com centenas de reféns tomados pelos sérvios", disse.
Sacirbey tem origem muçulmana, é filho de médicos e veio aos EUA aos dez anos. Ele tem dupla nacionalidade e fala inglês fluentemente, sendo considerado amigo da representante dos EUA na ONU, Madeleine Albright.
Ele é um dos diplomatas mais populares das Nações Unidas. Perguntado ontem se tinha algum desafeto na ONU, brincou dizendo o nome do embaixador iugoslavo, Dragomir Djokic.
Há cerca de um mês, seu carro foi atingido por tiros e seu motorista e um passageiro morreram. Ele não estava no carro.

Texto Anterior: Saiba o que fazem os soldados das forças de paz
Próximo Texto: Russos acham bebê vivo sob escombros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.