São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que fazem os soldados das forças de paz

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Há três diferentes unidades de forças de paz das Nações Unidas na ex-Iugoslávia.
A maior delas é a Unprofor (United Nations Protection Force, ou força de proteção das Nações Unidas), que tem atualmente 22.750 soldados na Bósnia.
As outras duas têm base na Croácia e na Macedônia. A função dos ``capacetes azuis", como são chamados os soldados das forças de paz, é de garantir a paz onde ela está sendo negociada, daí serem conhecidos como ``peace-keepers" (mantenedores da paz).
Os soldados da ONU não podem atirar -só em caso de autodefesa. As forças de paz na Bósnia não podem nem sequer criar um comando para libertar os reféns.
Capacetes azuis não podem impor solução militar em locais onde a paz está sendo negociada. Em alguns lugares, como na Macedônia (onde os americanos têm suas tropas), os exércitos são chamados de forças preventivas, que vigiam a área para evitar o conflito.
O secretário-geral das Nações Unidas, Boutros Boutros-Ghali, afirmou em relatório divulgado ontem que a Unprofor vive um momento de crise.
Isso porque as forças de paz viraram vítimas de ações tomadas pelas Nações Unidas, como a imposição de pesadas sanções comerciais e de armas contra a Sérvia e Montenegro (repúblicas que formam a atual Iugoslávia).
``Nada é mais arriscado para uma operação de paz do que pedir que use a força, quando sua composição, seus armamentos, seu suporte logístico e seu número de soldados a impedem", afirmou o secretário-geral.
Segundo ele, o papel da Unprofor na Bósnia deve ser alterado, ou os exércitos deveriam ser substituídos por forças multinacionais autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
O relatório de Boutros-Ghali está sendo discutido no Conselho, que deve divulgar sua resolução até amanhã.
(DR)

Texto Anterior: Entenda a guerra na ex-Iugoslávia
Próximo Texto: Embaixador na ONU será o chanceler bósnio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.