São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravidez e envelhecimento podem causar dores

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A gravidez e o processo natural de envelhecimento podem ``descompensar" um quadro de escoliose em adultos e causar dores intensas nas costas.
Wilson Fábio Negrelli explica que, em geral, ao final da fase de crescimento, a escoliose se estabiliza e as pessoas passam várias décadas sem enfrentar limitações de movimentos ou dores.
No entanto, a coluna de uma mulher grávida com escoliose pode começar a dar ``sinais de vida".
O peso e o volume da barriga acabam deslocando o centro de gravidade durante a gestação.
Esse deslocamento da postura pode fazer com que a mulher sinta dores nos últimos meses da gestação (quando a sobrecarga de peso é maior).
O ideal é que ela se submeta a um tratamento fisioterápico temporário para fortalecimento muscular e alívio dos sintomas.
Após o parto, a coluna tende a voltar à situação anterior e a mulher fica livre da dor.
Segundo Negrelli, o envelhecimento determina uma atrofia óssea e muscular que também pode descompensar a escoliose.
Os desvios da coluna aumentam e as dores aparecem. Se houver uma compressão da medula nervosa (que passa por dentro da coluna vertebral) podem até ocorrer sequelas neurológicas.
Nervos que passam na região da coluna vertebral também podem ser pressionados levando a dores e alterações de sensibilidade nos membros (braços e pernas).
Formas Graves
Escolioses agressivas que não são tratadas podem levar a grandes deformidades físicas na criança.
Em alguns casos, o desvio é tão acentuado que acaba causando alterações na forma da caixa torácica (que abriga órgãos como o coração e os pulmões). (JB)

Texto Anterior: Tratamento precoce evita deformidade na coluna
Próximo Texto: Erro de postura causa desvio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.