São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Corrente do salmo 38 é nova mania em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma intrigante mensagem religiosa publicada em jornais da cidade está se transformando na nova mania do paulistano.
Diz assim: ``Leia o Salmo 38 três vezes ao dia. Durante três dias. Publicar no quarto dia. Observe o que acontece". Seguem-se, normalmente, as iniciais de quem publica a mensagem.
Só esta semana, a gerência de telemarketing da Folha recebeu 163 pedidos de anúncios classificados com esse teor.
No jornal ``Folha da Tarde", editado pela empresa Folha da Manhã S.A., a mesma que edita a Folha, foram mandados publicar 167 anúncios sobre o salmo 38 nos últimos seis dias.
``Não esperava que fosse acontecer um milagre quando publiquei o anúncio. E materialmente não mudou nada na minha vida. Mas espiritualmente me fez muito bem ter lido o salmo 38", diz a empresária Elizabeth Pavão, 46.
O salmo 38 é um dos 150 do ``Livro dos Salmos", que integra o Velho Testamento.
Acredita-se que os salmos tenham sido compostos durante o reinado de Davi (1000-962 a.C.), alguns dos quais pelo próprio rei.
Os salmos tratam de temas como remorso e lealdade, além de orações de pedido de auxílio.
O salmo 38 é a ``lamentação e súplica de um doente grave".
Ele se dirige a Deus, pedindo: ``Desviai de mim o vosso olhar, deixai-me que respire/Antes que eu parta e cesse de existir".
``Estou desempregado, mas não achei que publicar o anúncio fosse me ajudar. Ele não vai descer lá de cima e perguntar onde quero trabalhar. Publiquei por curiosidade", diz Edgar Alves do Carmo Filho.
A Igreja desaprova esse tipo de iniciativa. ``Isso é exploração da fé popular. O uso dos salmos como talismã é superstição barata", protesta o padre Fernando Altemeyer Jr., vigário de comunicação da Cúria Metropolitana de São Paulo.

Texto Anterior: Venda ilegal de animais silvestres movimenta US$ 10 bi no mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.