São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o céu é azul?

Camila Tirapelli, 17, estudante, São Manuel, SP
José Atilio Vanin, professor do Instituto de Química da USP, responde:

"A luz branca resulta da combinação de seis cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul e anil (também chamado de violeta). Neste conjunto, existem três pares de cores complementares: vermelho e verde, alaranjado e azul, amarelo e anil. Duas cores complementares, quando misturadas, dão a cor cinza.
"A cor de um objeto é a complementar daquela que ele absorve. Uma parede é azul se ela absorve o alaranjado, passando portanto a refletir o azul. As demais cores podem ser parcial ou totalmente refletidas, o que explica porque existem diferentes tons de azul.
"No caso do céu, a cor vista não é a refletida, mas sim aquela que é a espalhada pelas moléculas do ar. Foi Lorde Rayleigh (1842-1919) que demonstrou, em 1871, que a intensidade de espalhamento é inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda da radiação luminosa. Assim, o azul e o anil -as radiações de menor comprimento de onda- são mais intensamente espalhadas que as demais, dando o matiz azul do céu.
"Por outro lado, quando o céu está no poente ou no nascente, os raios luminosos atravessam uma espessa camada de ar em relação ao observador. Como os raios azuis e violetas são espalhados intensamente na direção perpendicular à do observador, eles são removidos de sua visão. Assim, chegam aos olhos do observador as cores complementares -vermelho e laranja-, o que explica os tons avermelhados típicos do nascer e do pôr-do-Sol.
"Em tempo: as cores do arco-íris são seis e não sete. O sete é mantido em bases místicas.
Correspondência para a seção "Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: O detonador pós-nuclear
Próximo Texto: O pequeno Brasil de Palmares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.