São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coppola sem afetação

INÁCIO ARAUJO

No início dos anos 80, Coppola parece se dividir em dois. É capaz de investir, com mais ou menos sucesso, na afetação (``O Fundo do Coração", de 82, ou ``O Selvagem da Motocicleta", de 83). Ao mesmo tempo, pode fazer, entre esses dois filmes, ``Vidas Sem Rumo". Passemos pelo fato que aqui se revelou toda uma geração de atores. O filme chama a atenção pelo estilo direto com que trata os jovens envolvidos em conflitos de gangues nos anos 50. É um ``Juventude Transviada" (1955, Nicholas Ray) em ponto menor, em que Coppola inverte o procedimento de outros filmes que fez nessa época. Em vez de se servir de um tema, serve-o. Cada vez que o diretor faz isso, seus filmes tendem a resistir melhor ao correr do tempo. (IA)

VIDAS SEM RUMO (The Outsiders). EUA, 1983, 91 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Matt Dillon, Tom Cruise. Legendado. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: Roma do cinema moderno
Próximo Texto: 74; 48; 56
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.