São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz sempre se dividiu entre televisão e teatro

DA SUCURSAL DO RIO

Embora tenha se tornado conhecida do grande público por seus trabalhos em novelas, a carreira de Aracy Balabanian começou no teatro.
Sua estréia profissional aconteceu em 1963, na peça ``Os Ossos do Barão", em montagem do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).
Dois anos depois, em 1965, Aracy estrelou ``Antígona", em uma versão teleteatral (teatro filmado) da TV Tupi. Essa participação na montagem de texto do grego Sófocles (496-406 a.C.) marcou a entrada da atriz na televisão.
Seu trabalho foi reconhecido e ela foi chamada para atuar na novela ``Um Rosto Perdido" (Tupi, 65/66). Depois disso, nunca mais abandonou a TV.
Entre as novelas em que atuou, Aracy destaca ``Antônio Maria" (Tupi, 68/69), ``O Casarão" (Globo, 76), ``Coração Alado" (Globo, 80/81) e ``Locomotivas" (Globo, 86/87) -além do programa infantil ``Vila Sésamo" (Globo e Cultura, 72 a 77).
Mas um de seus maiores orgulhos foi estrelar ``Nino, o Italianinho" (Tupi, 69/70) ao lado de Juca de Oliveira.
Na trama, Aracy interpretava Bianca, personagem que mancava por problema físico. Ela só aceitou o papel ao saber que não teria que passar, no final da história, por uma ``operação miraculosa" que a faria andar normalmente. Segundo Aracy, Bianca serviu para aumentar a auto-estima dos deficientes físicos.
Mesmo trabalhando freneticamente na TV, Aracy nunca largou os palcos. Em 68, integrou o elenco da primeira montagem brasileira de ``Hair", com Armando Bogus. Uma das figurantes era a então iniciante Sônia Braga.
``Hair" causou furor, em especial por causa da nudez de alguns atores. Mas, para alívio de Aracy, o diretor Ademar Guerra decidiu que os atores mais conhecidos não tirariam a roupa.
``Foi um grande dilema na minha vida. Ele me tirou esse peso, porque eu não tinha mais a desculpa do meu pai, que já tinha morrido."

Texto Anterior: Pai foi maior obstáculo à carreira de atriz
Próximo Texto: Dona Armênia é uma de suas personagens preferidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.