São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona Armênia é uma de suas personagens preferidas

DA SUCURSAL DO RIO

A atriz Aracy Balabanian tem um carinho especial por uma de suas personagens, a dona Armênia.
O motivo: as lembranças que ela traz do pai -o comerciante Raphael- e sua terra natal -a Armênia.
Além disso, segundo a atriz, a alegre e escrachada dona Armênia é, de todas, a personagem que mais se parece com ela.
Aracy teve o prazer de viver dona Armênia em duas novelas. Diante do sucesso da personagem em ``Rainha da Sucata" (Globo, 90), o autor Silvio de Abreu resolveu ressuscitá-la em ``Deus nos Acuda" (Globo, 92/93).
``Eu começava a estudar as falas da dona Armênia e ria, pois lembrava de amigas de meu pai", conta Aracy, recordando com saudades de seu ``maior ídolo" -o armênio Raphael Balabanian.
O pai e a mãe, Esther, chegaram ao Brasil em 1922, fugindo do genocídio da população cristã da Armênia pelos muçulmanos turcos.
A família instalou-se em Campo Grande (MS), onde nasceram Aracy e mais seis irmãos. Aos dez anos de idade, ela mudou-se, junto com a família, para São Paulo. Segundo ela, seu pai queria dar melhores oportunidades de estudo aos filhos.
Hoje, um dos maiores orgulhos da atriz é poder homenagear a memória do pai e o nome da família com o teatro que possui em Campo Grande: Aracy Balabanian.

Texto Anterior: Atriz sempre se dividiu entre televisão e teatro
Próximo Texto: Sinopse confirma personagens gays
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.