São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Verona S tem ótimos freios e motor eficiente

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

Erramos: 05/06/95
O Ford Verona S, versão equipada para obter comportamento mais esportivo, mostrou ter ótimos freios -ganhou discos nas quatro rodas- e motor com boas respostas em teste feito por Veículos.
Em troca, perdeu conforto. O motor da nova versão é mais barulhento, e o acesso ao carro é prejudicado pelos bancos com laterais mais altas.
O pacote para esportivação do Verona inclui ainda volante igual ao do modelo XR3, com menor diâmetro e melhor empunhadura e novo grafismo no painel e na alavanca de câmbio.
A cirurgia não esconde totalmente a vocação de carro de passeio do Verona.
Suas suspensões permitem inclinação excessiva da carroceria em curvas, provocando perda de estabilidade.
Também o câmbio fica devendo melhores engates. Para um modelo esportivo, deveria exigir menor deslocamento do braço para troca de marchas.
O longo curso da alavanca entre as posições das marchas faz o motorista perder tempo quando quer mais rapidez do carro.
Andando em velocidades elevadas, os freios do carro transmitem sensação de segurança. Respondem prontamente à pressão no pedal e param o carro em distâncias pequenas.
Como vantagem de sua origem ``familiar", o carro tem porta-malas de ótima capacidade, maior que o da maioria dos esportivos.
O desenho da frente, arredondado, não combina muito com o da traseira, de linhas mais retas.
Surpreendentemente para um carro da Ford, o Verona S tem problemas de acabamento. Os plásticos de forrações, por exemplo, têm rebarbas perceptíveis.
Há ruídos nas suspensões e no revestimento da cabine, além de um irritante barulho no painel quando o carro passa por obstáculos maiores.
O carro é equipado com eficiente sistema de ar-condicionado, capaz de refrigerar rapidamente o habitáculo sem roubar excessiva potência do motor.
Herança do Verona normal, os comandos do carro estão malposicionados.
Para ajustar o toca-fitas, por exemplo, é necessário deslocar o corpo. A colocação da alavanca de pisca dificulta seu acionamento.
Escondidos entre os bancos dianteiros, os controles dos mecanismos de levantamento dos vidros ficam quase inacessíveis.

Texto Anterior: Conheça os participantes da disputa nas dunas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.