São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995 |
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Verona S tem ótimos freios e motor eficiente
GRACILIANO TONI
O Ford Verona S, versão equipada para obter comportamento mais esportivo, mostrou ter ótimos freios -ganhou discos nas quatro rodas- e motor com boas respostas em teste feito por Veículos. Em troca, perdeu conforto. O motor da nova versão é mais barulhento, e o acesso ao carro é prejudicado pelos bancos com laterais mais altas. O pacote para esportivação do Verona inclui ainda volante igual ao do modelo XR3, com menor diâmetro e melhor empunhadura e novo grafismo no painel e na alavanca de câmbio. A cirurgia não esconde totalmente a vocação de carro de passeio do Verona. Suas suspensões permitem inclinação excessiva da carroceria em curvas, provocando perda de estabilidade. Também o câmbio fica devendo melhores engates. Para um modelo esportivo, deveria exigir menor deslocamento do braço para troca de marchas. O longo curso da alavanca entre as posições das marchas faz o motorista perder tempo quando quer mais rapidez do carro. Andando em velocidades elevadas, os freios do carro transmitem sensação de segurança. Respondem prontamente à pressão no pedal e param o carro em distâncias pequenas. Como vantagem de sua origem ``familiar", o carro tem porta-malas de ótima capacidade, maior que o da maioria dos esportivos. O desenho da frente, arredondado, não combina muito com o da traseira, de linhas mais retas. Surpreendentemente para um carro da Ford, o Verona S tem problemas de acabamento. Os plásticos de forrações, por exemplo, têm rebarbas perceptíveis. Há ruídos nas suspensões e no revestimento da cabine, além de um irritante barulho no painel quando o carro passa por obstáculos maiores. O carro é equipado com eficiente sistema de ar-condicionado, capaz de refrigerar rapidamente o habitáculo sem roubar excessiva potência do motor. Herança do Verona normal, os comandos do carro estão malposicionados. Para ajustar o toca-fitas, por exemplo, é necessário deslocar o corpo. A colocação da alavanca de pisca dificulta seu acionamento. Escondidos entre os bancos dianteiros, os controles dos mecanismos de levantamento dos vidros ficam quase inacessíveis. Texto Anterior: Conheça os participantes da disputa nas dunas Índice |
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