São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa revela imagem ruim

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A julgar pelos resultados de uma pesquisa mundial de qualidade conduzida pelo instituto Gallup e a agência norte-americana Bozell, a imagem dos produtos brasileiros ainda requer considerável polimento.
À exceção de consumidores residentes em países latinos, a maioria de mais de 20 mil pessoas entrevistadas em 17 países nos meses de janeiro e fevereiro passado classifica o produto ``made in Brazil" na faixa do razoável e ruim.
O levantamento também evidenciou índices elevados de desconhecimento do produto nacional. Enquadram-se nesse caso 80% dos taiwaneses e 60% dos ingleses.
O país ocupa a posição de lanterninha no cotejo de qualidade dos 14 maiores exportadores mundiais e faz companhia à Rússia e México no grupo que recebeu as notas mais baixas de japoneses, alemães e norte-americanos -justamente os países líderes do ranking.
Esse juízo crítico em relação às manufaturas brasileiros foi expresso por 74% dos japoneses e 51% dos norte-americanos.
Talvez mais habituados a conviver com produtos procedentes do Brasil, consumidores de países próximos colocam os manufaturados nacionais em melhor conta.
Pouco acima da metade (51%) dos chilenos reputam os produtos brasileiros na faixa do excelente a bom, assim como 40% dos mexicanos, 36% dos guatemaltecos, mas também 34% dos húngaros.
Segundo o publicitário Francisco Borghoff, presidente da Bozell-Brasil, falta ao país um esforço corporativo de promoção comercial, a exemplo do realizado pela Colômbia e Chile em relação ao café e à uva, respectivamente.
``São commodities exportadas com marcas", afirma.
(NB)

Texto Anterior: Marcas brasileiras cruzam o mundo
Próximo Texto: Carta de navegação; Águas difíceis; Capital alheio; Tamanho G; Antes do aeroporto; Em prestações; Ladeira acima; Pé no exterior; Iniciativa copiada; Espaço para crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.