São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995 |
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Pesquisa revela imagem ruim
NELSON BLECHER
À exceção de consumidores residentes em países latinos, a maioria de mais de 20 mil pessoas entrevistadas em 17 países nos meses de janeiro e fevereiro passado classifica o produto ``made in Brazil" na faixa do razoável e ruim. O levantamento também evidenciou índices elevados de desconhecimento do produto nacional. Enquadram-se nesse caso 80% dos taiwaneses e 60% dos ingleses. O país ocupa a posição de lanterninha no cotejo de qualidade dos 14 maiores exportadores mundiais e faz companhia à Rússia e México no grupo que recebeu as notas mais baixas de japoneses, alemães e norte-americanos -justamente os países líderes do ranking. Esse juízo crítico em relação às manufaturas brasileiros foi expresso por 74% dos japoneses e 51% dos norte-americanos. Talvez mais habituados a conviver com produtos procedentes do Brasil, consumidores de países próximos colocam os manufaturados nacionais em melhor conta. Pouco acima da metade (51%) dos chilenos reputam os produtos brasileiros na faixa do excelente a bom, assim como 40% dos mexicanos, 36% dos guatemaltecos, mas também 34% dos húngaros. Segundo o publicitário Francisco Borghoff, presidente da Bozell-Brasil, falta ao país um esforço corporativo de promoção comercial, a exemplo do realizado pela Colômbia e Chile em relação ao café e à uva, respectivamente. ``São commodities exportadas com marcas", afirma. (NB) Texto Anterior: Marcas brasileiras cruzam o mundo Próximo Texto: Carta de navegação; Águas difíceis; Capital alheio; Tamanho G; Antes do aeroporto; Em prestações; Ladeira acima; Pé no exterior; Iniciativa copiada; Espaço para crescer Índice |
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