São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Fratelli Alinari é museu único

FREDERICK THOMASSON
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE VENEZA

O Museu Fratelli Alinari da História da Fotografia é o único dedicado a essa forma de arte na Itália. Desde a sua abertura em 1985, ele é um lugar vital para exposição e discussão da fotografia.
Nos seus dez primeiros anos, ele já organizou mais de cinquenta mostras, de fotógrafos antigos e contemporâneos.
O Museu Alinari ainda abriga uma biblioteca, também uma das mais importantes da Itália.
Aberta para o público, ela tem, entre muitas raridades, a coleção completa da revista ``Camera Work", publicada pelo fotógrafo Alfred Stieglitz, em Nova York, de 1903 a 1917.
A coleção do museu inclui não só fotos e publicações, mas também toda espécie de equipamento associado com fotografia.
Eles possuem mais de mil câmeras, em uma coleção que começa com a dos próprios fundadores da organização, os irmãos Alinari.
O primeiro estúdio foi fundado por três irmãos em Florença, em 1852. Na época, a fotografia era só uma nova invenção que estava entrando na moda.
Por serem os primeiros a abrir um estúdio, todas as pessoas importantes de Florença queriam um retrato tirado pelos Alinari -e assim eles começaram a construir sua reputação. (FT)

Texto Anterior: Mostra paralela vê cem anos de fotos italianas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.