São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar assume embaixada sem represália

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O ex-presidente Itamar Franco assumiu ontem o lugar de embaixador do Brasil em Portugal.
Em uma cerimônia marcada pela tradição, Itamar entregou as cartas credenciais ao presidente português, Mário Soares, e já pode trabalhar como embaixador.
A sua primeira tarefa vai ser preparar a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso a Portugal, marcada para 19 a 22 de julho.
O cerimonial começou às 11h30 da manhã, quando Itamar chegou ao Mosteiro dos Jerônimos, considerado o principal monumento do período dos descobrimentos portugueses.
Na igreja do mosteiro estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões. Na entrada e na saída foi aplaudido por portugueses e turistas brasileiros. Alguns pediram autógrafos.
Em seguida, entrou num Rolls Royce da presidência portuguesa, que o levou até o palácio presidencial, escoltado por 38 motociclistas.
Na sala da cerimônia estavam Mário Soares, com o braço direito engessado ao peito, o chanceler José Manuel Durão Barroso e o diretor de políticas bilaterais da chancelaria portuguesa, Francisco Quevedo Crespo.
Itamar entregou o envelope com as credenciais e entrou junto com Soares, Durão Barroso e Crespo para o gabinete presidencial, onde ficaram cerca de 15 minutos. A cerimônia não teve discursos. Itamar não falou com a imprensa.
``A conversa foi só sobre as relações entre Brasil e Portugal``, contou Soares a respeito do que se passou no gabinete. Foi o primeiro ato oficial de Soares depois de quebrar o braço, há dez dias.
Na saída, Durão Barroso revelou que a viagem do presidente Fernando Henrique Cardoso a Portugal está prevista para 19 a 22 de julho.
Segundo o chanceler, se outro país tivesse adiado tantas viagens presidenciais como o Brasil, Portugal teria tomado represálias -como o adiamento por parte de Portugal ou chamar o embaixador para consultas, por exemplo.
``O fato de o Brasil adiar não foi considerado um gesto inamistoso``, afirmou o chanceler.

Texto Anterior: Geisel é submetido a quimioterapia
Próximo Texto: Juiz mineiro move ação contra ACM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.