São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro já tem 5 pontes no coração

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, 49, recebeu duas pontes mamárias e três safenas em operação realizada ontem pelo ministro da Saúde, Adib Jatene.
A cirurgia começou às 11h30 e terminou às 16h20 e foi feita no Incor (Instituto do Coração), que pertence à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
``Foi uma cirurgia sem complicação, e o ministro deve ter uma recuperação rápida", disse Jatene depois da operação.
Segundo o ministro da Saúde, Paulo Renato apresentava um quadro de ``angina de recente começo", com lesões em cinco ramos arteriais.
``O ministro tinha a perspectiva de um infarto, mas, por sorte, deu importância às dores que vinha sentindo, e isso permitiu que o quadro não se agravasse", afirmou Jatene.
Há cerca de um mês, Paulo Renato sentia dores no peito. O sintoma se agravou no último fim-de-semana e na segunda-feira.
O ministro apresentava obstrução de 60% na coronária direita e lesões de 80% a 90% em quatro ramos arteriais. ``O mais importante é que não havia comprometimento nos músculos do coração", declarou Jatene.
O ministro da Saúde estimou a alta hospitalar de Paulo Renato em uma semana. ``Entre 15 e 20dias, ele já poderá retomar as atividades normais", disse o cirurgião.
Os prazos valem, de acordo com Jatene, se não houver problema no pós-operatório de Paulo Renato.
Segundo a assessoria do ministro da Educação, ele não fuma e bebe muito pouco. Antes de mudar para Brasília, costumava andar e fazer exercícios matinais.
Superado o episódio cirúrgico, Paulo Renato poderá ter uma vida normal, segundo Jatene. ``Em pouco tempo, ele poderá até voltar a jogar seu futebol", disse.
O presidente Fernando Henrique Cardoso falou por telefone com Paulo Renato anteontem à noite. A assessoria do ministro informou FHC sobre o resultado da operação.
Ministros, empresários e governadores ligaram ontem para saber do estado de Paulo Renato.
Acompanham Paulo Renato no Incor, sua mulher, Giovanna, e a filha mais velha, Maria Tereza Xavier Souza.
Os outros filhos do ministro da Educação, Renato e Maria Luiza, moram nos EUA, país em que Paulo Renato residia antes de se tornar ministro da Educação.

Texto Anterior: Gabinete terá troca mensal de quadros
Próximo Texto: Recuperação pode ser rápida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.