São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabinete terá troca mensal de quadros

Objetivo é apoiar arte nacional

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou ontem um programa de troca mensal dos quadros de seu gabinete, no Palácio do Planalto, colocando na parede atrás de sua mesa de trabalho uma tela da artista plástica carioca Beatriz Milhazes.
O quadro ``O Menino e o Tambor" substitui uma tela sem título do paulista Manabu Mabe, instalada no gabinete pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Logo após assumir o cargo, FHC disse não gostar daquela obra de Mabe. Preferia outras.
Uma delas, também sem título, foi colocada ontem em outra parede -próximo ao sofá onde ele concede algumas audiências. Manabu também presenteou FHC com uma tela, dizendo que aquela deveria ser levada para a casa.
Estímulo
``Penso que com este ato vou impulsionar a pintura no Brasil", disse Fernando Henrique no momento da substituição do quadro.
Com esta iniciativa, o gabinete presidencial no terceiro andar do Planalto passa a ser um dos espaços mais cobiçados pelos artistas plásticos.
O programa do Ministério da Cultura prevê o rodízio de quadros a cada 30 dias. O objetivo é projetar o trabalho de artistas brasileiros pouco conhecidos, segundo o governo. A escolha deve ser feita por uma equipe coordenada pelo ministério.

Texto Anterior: "Não sou neoliberal", diz FHC a emissora argentina
Próximo Texto: Ministro já tem 5 pontes no coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.