São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas disputam prestígio

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO À INGLATERRA

Duas multinacionais de material esportivo disputam prestígio no Torneio da Inglaterra. Duas seleções são vestidas pela Umbro (Brasil e Inglaterra). As outras (Japão e Suécia), pela Adidas.
O nome oficial da competição é Copa Umbro, o que tornaria desagradável para a fábrica ``perder" para a concorrente.
A empresa, com sede na Inglaterra, desenvolve forte campanha publicitária no torneio.
Um comercial de TV mostra a paixão pelo futebol em vários países. Em uma cena, uma pessoa lê um exemplar da Folha.
Quando jogam pela seleção de seus países, os jogadores têm de vestir uniforme com o logotipo do fabricante oficial da federação futebolística de seu país.
Eles só têm direito a escolher o fabricante da chuteira. As empresas pagam salários para os atletas usarem seus produtos.
O atacante Romário, por exemplo, trabalha para a Nike. Há um caso curioso na seleção brasileira.
O goleiro Gilmar treina com calça de agasalho feita pela Misuno. É obrigado a tapar com esparadrapo o logotipo da empresa.
(MM)

Texto Anterior: Zagallo critica individualismo
Próximo Texto: Torneio premia a disciplina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.