São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUMPOLOGIA

Erramos: 23/06/95
Alguns exemplares do caderno Ilustrada da edição de 7/6 circularam coma legenda errada na foto do Filme "Forrest Gump". A legenda correta é: Forrest Gump (Hanks, à esq.) com o ex-presidente Kennedy.
GUMPOLOGIA
Tom Hanks não foi a primeira escolha para fazer o papel de Forrest Gump. Michael Keaton e Robin Williams chegaram a ser cogitados, mas a produção do filme recusou seus nomes. Já Chevy Chase teve a chance de ser Forrest, mas recusou o papel.

O papel de Jenny Curran, a ``namorada" de Forrest, também teve outras candidatas. Jodie Foster esnobou. Nicole Kidman e Demi Moore estavam na lista, mas Robin Wright teve a sorte de fazer o primeiro teste com Hanks e encantar o diretor Robert Zemeckis.

Tom Hanks foi escolhido o artista do ano pela revista ``Entertainment Weekly", em 94. A mesma revista colocou o ator como o 16º nome mais importante de Hollywood (no ano passado, sua posição era a de número 73). Já a ``Spy" colocou o personagem Gump (e toda a obsessão em torno dele) em primeiro lugar entre as coisas mais chatas do ano passado -só perdendo para O.J. Simpson, que foi ``hors concours".

Forrest ``se encontrou" com três presidentes norte-americanos: Kennedy, Johnson e Nixon, através de efeitos especiais sofisticadíssimos. Na mesma linha, uma montagem na qual Forrest se encontrava com Martin Luther King foi cortada da montagem final, com a justificativa de que ela ``ralentava o filme".

Entre os merchandisings (colocação de produtos na história do filme) explícitos do filme estão Dr. Pepper (refrigerante), Nike e a marca de computadores Apple.

Depois de ``Forrest Gump", o cachê de Tom Hanks por filme é de U$ 15 milhões.

Logo que saíram as nomeações para o Oscar, a Paramount (dos estúdios responsáveis pelo filme) mandou fazer réplicas do banco onde Forrest conta sua história para todos os indicados ao prêmio pelo filme, como brinde.

A casa de leilões Christie's está anunciando, para o segundo semestre, que vai leiloar o banco original do filme. O problema é que ninguém sabe qual é o banco original. O prefeito da cidade de Savannah, no estado americano de Georgia, diz que o banco é da cidade e vai para um museu. E a Paramount diz que tem o banco original guardado em depósito.

Já o uniforme de beisebol que Tom Hanks usou no filme foi leiloado em Long Beach, na Califórnia, com lance mínimo de U$ 2.500.

A campanha publicitária certamente ajudou a carreira de ``Forrest Gump", pelo menos nos Estados Unidos. Segundo o presidente de marketing da Paramount, oito em cada dez americanos viram um anúncio de ``Forrest" pelo menos quatro vezes, no ano passado.

Até a semana passada, ``Forrest Gump" tinha arrecadado U$ 330 milhões de dólares só nos EUA. A Paramount estima que praticamente a mesma quantia foi arrecadada no resto do mundo.

Os subprodutos de ``Forrest Gump" também deram certo. Em setembro do ano passado, o filme era o primeiro nas bilheterias americanas, a trilha sonora era a terceira mais vendida segundo a parada ``Billboard". O livro original, de Wiston Groom, era o primeiro da lista de best sellers do ``New York Times".

``Forrest Gump" é o vídeo mais vendido e mais alugado na última semana nos EUA.

Texto Anterior: Sucesso permanece um mistério
Próximo Texto: Milagre pede um esforço de fé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.