São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Parsons mostra coreografia em homenagem a Milton Nascimento

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Espetáculo: Parsons Dance Company
Quando: Belo Horizonte (Palácio das Artes, amanhã), Rio (teatro Municipal, 9, 10 e 11), São Paulo (Municipal, 13 e 14), Recife (teatro Guararapes, 16) e Brasília (teatro Nacional, 18)
Quanto: no Rio, preços de R$ 15 a R$ 50. Informações pelos tels. 021/205-4292 ou 205-6672

O coreógrafo e bailarino norte-americano David Parsons, 35, trouxe ao Brasil sua companhia para uma turnê nacional em que o grande homenageado é o músico Milton Nascimento.
A Parsons Dance Company, fundada em 1987, já se apresentou duas vezes no país. Na última, há seis anos, Parsons foi apresentado ao músico brasileiro, que lhe deu de presente uma composição.
A música e uma viagem de seis dias que os nove bailarinos da companhia fizeram pela Amazônia inspiraram Parsons a criar a coreografia ``Nascimento".
``A música é linda porque usa a própria voz do Milton", disse, em entrevista no hotel Glória (zona sul). ``A audiência aqui é inacreditável, ela tem uma energia que vai e volta."
Parsons define seu trabalho como ``só dança". ``Não tem fala, não é teatro, não tem cenário, não tem figurinos exagerados", diz, ao criticar veladamente o que chama de ``teatro dançante".
Suas coreografias em geral nascem da percepção da estrutura musical -o que poderá ser apreciado na peça ``Bachiana", baseada em obra de J.S. Bach (1685-1750).
Uma de suas técnicas de criação é deixar que os bailarinos dancem músicas de improviso -o que é demonstrado na peça ``Improvisation". Já na peça ``Touched by Time", baseada em música de John Corigliano, o coreógrafo promete uma apresentação ``sofisticada e sinfônica".
A eletrônica ``Caught", a partir de música de Robert Fripp, é o único solo da turnê (de diferentes bailarinos), e fala do sonho do homem de voar.

Texto Anterior: Sandro Borelli abre Semanas de Dança com "Pierrot de Veias"
Próximo Texto: Lula vive desconforto evasivo dos tucanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.