São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft acelera projeto de cópia do Porsche

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

O programa da IBM, ``Catia 3.2", para projeto em computador, ajudou a diminuir o tempo necessário para desenvolver a suspensão traseira e parte do chassi do Chamonix Spyder 550i, o carro mais rápido produzido no Brasil.
Réplica de um modelo de competição da Porsche da década de 50, o Spyder usava suspensão traseira de Fusca.
Em cinco meses, usando os módulos Drafting, 3D Design e Advanced Surface, a Chamonix projetou o novo sistema de suspensão traseira, segundo Newton Masteguin, 33, sócio da fábrica.
Com o programa, que funciona em um computador Power Station 320H com 32 Mbytes de memória RAM, foi possível simular a movimentação das rodas e dos componentes da suspensão.
``Se não fosse por isso, estaríamos até hoje tentando acertar a suspensão", diz Masteguin.
Uma das vantagens do uso do computador, explica, é a modificação automática de todo o projeto em caso de alteração de qualquer parte do desenho.
``O computador não deixa errar -ele mostra qualquer problema de imediato."
Segundo Masteguin, não foi necessária qualquer correção na estrutura projetada no computador. Depois de pronta a suspensão, ficou em teste por dez meses. ``O projeto ficou 99,9% perto do que se queria", afirma.
Antes do redesenho do Spyder, a Chamonix fez com o ``Catia" o projeto dos faróis e das lanternas do novo Gol, além de protótipos da carroceria do Pointer, do Logus e do Verona.
Com o mesmo programa, a Chamonix começa a desenvolver o projeto das suspensões e do chassi de um novo carro, a ser lançado dentro de dois anos. A carroceria do novo modelo está sendo produzida na Alemanha.

Texto Anterior: SIMCITY 2.000; OUTPOST GUIA OFICIAL DE ESTRATÉGIAS; LOTUS NOTES 3/3.1 PARA LEIGOS; TRABALHANDO COM AUTOCAD LT; SALVO PELO WINDOWS 3.1
Próximo Texto: Empresas high tech brilham na Bolsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.