São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão expressa "remorso" por Segunda Guerra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A coalizão governista no Japão chegou ontem a um texto final expressando "profundo remorso por agressões do país na Segunda Guerra Mundial e pelo "jugo colonial sobre países da Ásia.
"Os três partidos chegaram a um acordo sobre as palavras a serem usadas na resolução parlamentar", disse Yoshiro Mori, secretário-geral do Partido Liberal Democrata (PLD), o maior da coalizão.
"Ao lembrar muitos jugos coloniais e atos de agressão na história moderna do mundo, reconhecemos e expressamos profundo remorso por esses atos que nosso país cometeu no passado", diz o esboço de resolução.
O consenso foi atingido um dia depois que estudantes atacaram um centro cultural japonês em Seul (Coréia do Sul) por causa de uma declaração do ex-chanceler japonês Michio Watanabe.
O diplomata, membro do PLD, disse que o Japão ocupou "pacificamente" a Coréia em 1910.
O governo japonês pediu desculpas públicas pelas declarações de Watanabe. Na invasão japonesa à Coréia, em 1910, os coreanos foram obrigados a adotar nomes japoneses e a falar japonês.
Não são as primeiras declarações desastradas do diplomata de 72 anos. Ele já disse que há pessoas "vivendo nas cavernas" na China e que nos EUA, "quando estão falidos, negros dizem: 'não vamos pagar nossas dívidas"'.
Após horas de negociações entre os três partidos da coalizão chegou-se ao texto final da resolução parlamentar que comemora 50 anos do fim da Segunda Guerra.
Em junho, ao formar a aliança com o Partido Socialista e com o pequeno partido Sakigake, o PLD prometeu apoiar uma resolução que pedia desculpas formais pelo papel japonês na Segunda Guerra.
Mas setores se opuseram às desculpas, dizendo que elas desonrariam os mortos do país. Socialistas, como o premiê Tomiichi Murayama, ameaçaram romper a coalizão se o PLD não cedesse.

Texto Anterior: Guru é acusado por atentado
Próximo Texto: França quer retomar teste de arma nuclear
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.