São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França quer retomar teste de arma nuclear

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O governo francês prepara a opinião pública para a retomada dos testes nucleares, suspensos desde abril de 1992.
O ministro da Defesa, Charles Millon, confirmou que um relatório militar concluiu ser ``necessário retomar os testes, se quisermos garantir a eficiência e a segurança de nosso arsenal nuclear".
O primeiro-ministro Alain Juppé pediu a Millon que prepare relatório para o presidente Jacques Chirac decidir sobre os testes. Juppé afirmou que ``a perenidade da dissuasão nuclear francesa constitui uma prioridade absoluta".
Durante a campanha eleitoral, Chirac propôs uma retomada ``temporária" dos testes.
Juppé, quando ministro das Relações Exteriores (1993-95), defendeu o fim dos testes nucleares.
O grupo ambientalista Greenpeace anunciou o envio de um navio ao atol de Mururoa, no Pacífico Sul, onde ocorre a maioria dos testes nucleares franceses desde os anos 60. O Greenpeace afirmou que usará ``todos os meios pacíficos" para impedir novos testes.

Texto Anterior: Japão expressa "remorso" por Segunda Guerra
Próximo Texto: Hungria quer aderir à Otan em 1997; A FRASE; Polícia mata 4 militantes no Egito; Cabo-de-guerra mata 2 na Alemanha; Deng deve ir a Hong Kong, diz filha; Itália detém 12 suspeitos de terror; Contreras recorre contra sua pena; Cirurgia de Reeve é bem-sucedida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.