São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA mandam soldados à Itália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou ontem que vai deslocar soldados norte-americanos para a Itália (base de operações para a Bósnia), mas negou oficialmente que se trate de uma preparação para resgatar os reféns.
Os EUA dizem que é apenas um exercício militar. Na próxima semana, os EUA devem enviar entre 1.500 e 3.500 soldados e 50 helicópteros Apache e Blackhawk da Alemanha para a Itália.
Comunicado do Departamento de Defesa não cita a Bósnia como motivo da movimentação, mas fala apenas dos ``últimos acontecimentos do mundo". Terminados os supostos exercícios, os soldados voltariam a suas bases.
Fontes da Otan admitiram, entretanto, que o deslocamento é parte dos preparativos para retirar forças de paz da ONU da Bósnia.
Oficialmente, o envio dos soldados não é uma decisão nem da Otan nem da ONU, mas parte de acordo bilateral entre EUA e Itália.
A Otan preparou, há meses, um plano de retirada dos soldados da Bósnia. O envio de soldados para a Itália seria parte desse plano.
A primeira parte dele já teria sido implementada: uma rede de comunicações entre Bósnia, Croácia Itália e Bélgica.
A segunda fase seria o deslocamento de soldados da região. A terceira etapa seria a entrada de tropas da Otan na Bósnia para resgatar os soldados da ONU.

Texto Anterior: Cidade vive dia de ataques
Próximo Texto: Rússia admite apoiar força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.