São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monopólio da Petrobrás cai em 1ª votação em clima tenso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara começou a quebrar ontem o monopólio da Petrobrás na exploração, refino e distribuição de petróleo, que existe desde 1953. Por 364 votos a 141, os deputados aprovaram em primeira votação emenda que acaba com a exclusividade da empresa para atuar no setor. O governo precisava apenas de 308 votos (três quintos dos 513 deputados).
Petroleiros e sem-terra presentes, contrários à quebra do monopólio, quebraram vidros de um salão do Congresso ao tentar entrar para pressionar os deputados. A Força Sindical, favorável ao fim do monopólio, fez panfletagem sem ser incomodada pela segurança. A emenda será agora submetida a um segundo turno na Câmara e segue para o Senado, onde também precisa ser aprovada por três quintos dos 81 senadores em duas votações independentes.
O relator da emenda, Lima Netto (PFL-RJ) foi acusado, por um petista, de ter recebido dinheiro de uma distribuidora de derivados de petróleo em sua campanha.

LEIA MAIS
Sobre a votação às páginas 1-6 a 1-9

Texto Anterior: Os tempos que são novos
Próximo Texto: HORA A HORA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.