São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita e esquerda cruzam os votos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), identificado com os partidos de esquerda, e Álvaro Valle (PL-RJ), defensor radical da abertura da economia, não acompanharam seus aliados tradicionais na votação de ontem.
Gabeira votou pela quebra do monopólio estatal do petróleo, com base no argumento tipicamente liberal de que a competição com outras empresas forçaria a Petrobrás a um melhor desempenho.
Álvaro Valle, também com uma justificativa baseada no liberalismo, votou pela manutenção do monopólio. Para ele, a aprovação da emenda poderia levar ao estabelecimento de um ``monopólio privado", danoso ao país.
``Amanhã, o Brasil será dividido, loteado entre as fraternas empresas que hoje falam em modernidade", afirmou Valle, que é o presidente do Partido Liberal.
Gabeira ficou decepcionado com as críticas de que foi alvo em uma manifestação do PT, PDT, PSB e PC do B, realizada pela manhã. ``Fui acusado de traidor, mas só estou pensando no melhor para o Brasil", afirmou.
O deputado Odílio Balbinotti (PR) pediu ontem seu desligamento do PDT, para poder votar a favor da quebra do monopólio.

Texto Anterior: Conceição critica ex-alunos
Próximo Texto: FHC promete dar privilégios à Petrobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.