São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
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Antidepressivo é vetado em cartaz de anúncio

SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

A agência de publicidade Talent desistiu de veicular anúncio da nova máquina de lavar roupas da Brastemp, associado ao medicamento Prozac, antidepressivo vendido somente com prescrição médica.
A agência informou que o recuo foi decidido para evitar problemas com a veiculação da imagem de um medicamento cuja venda é restrita a pacientes que estejam sob orientação médica.
A agência de publicidade substituiu a foto do medicamento em 75 outdoors instalados em São Paulo em 1º de junho. No lugar do Prozac, foram coladas fotos de um homem com um saco de gelo na cabeça.
O outdoor mostrava uma fotografia do Prozac, outra da nova máquina de lavar e o slogan da campanha, ``Tomara que você não tenha acabado de comprar outra".
``A idéia era fazer uma brincadeira, como se quem acabou de comprar outra máquina pudesse entrar em depressão", explicou Júnia Nogueira de Sá, gerente de Comunicação da Talent.
O Prozac é um antidepressivo de origem norte-americana. Hoje também fabricado no Brasil, é comumente citado como a ``pílula da felicidade", por agir rapidamente no sistema nervoso.
Júnia disse que, no mesmo dia da instalação dos outdoors, a agência recebeu telefonemas do fabricante do Prozac e do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).
O laboratório e o Conar alertaram para os problemas que poderiam surgir do fato de se veicular a imagem de um medicamento como o Prozac em uma campanha publicitária.
Júnia disse que, no dia seguinte, os outdoors foram substituídos. ``A agência absorveu o custo da substituição, que foi irrisório."
Ontem, o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio, Isaac Benchimol, havia convocado uma entrevista coletiva para denunciar a publicidade do remédio.

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