São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto proíbe que gay seja discriminado

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A deputada federal Marta Suplicy (PT-SP) vai apresentar na próxima semana na Câmara dos Deputados um projeto de emenda constitucional que proíbe discriminação por ``orientação sexual".
A deputada disse que seu projeto conseguiu 190 assinaturas de deputados -são necessárias 171 assinaturas para que um projeto possa ser apresentado na Câmara.
Ainda neste mês, a deputada apresentará um projeto de lei que viabiliza a ``união civil" entre pessoas do mesmo sexo.
Marta é uma das presidentes de honra da 17ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Gays e Lésbicas, que ocorrerá entre os dias 18 a 25 deste mês no Rio.
A inclusão da expressão no texto constitucional é uma reivindicação de entidades de homossexuais.
Para estes grupos, a simples proibição de discriminação por sexo não é suficiente para garantir direitos de homossexuais.
Um dos artigos que seria alterado é o que proíbe discriminações no mercado de trabalho.
Marta afirmou que a aprovação do outro projeto, o que permite a ``união civil" entre homossexuais, não garantiria a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isto porque, segundo ela, o projeto não prevê a possibilidade de adoção de crianças nem a de constituição de família por homossexuais.
Segundo ela, seu projeto prevê que, com a morte de um dos integrantes de um casal homossexual, o outro tenha direito à herança e ao recebimento da pensão paga pela Previdência Social.

Texto Anterior: Conselho proíbe a distribuição de seringas em municípios de SP
Próximo Texto: Empresário morre baleado em Fortaleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.