São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento parece parabólica

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM UIRAÚNA (PB)

Os fogões movidos a energia solar têm o formato de uma antena parabólica, pesam 25 kg e são revestidos de placas de alumínio espelhado para atrair raios solares.
Os raios se concentram em uma grelha de ferro no meio da parabólica, que obrigatoriamente tem de ficar voltada para o sol.
As panelas devem ser necessariamente pretas, para evitar problemas nos olhos -devido ao reflexo dos raios do sol-, concentrar mais calor e facilitar o cozimento de alimentos. Panelas comuns de alumínio derretem com o calor do sol.
O fogão pode ser usado entre 6h e 17h. Os fabricantes dizem que, com sol forte, é possível cozinhar oito kg de feijão em meia hora.
Além de cozinhar alimentos, o fogão solar serve para assar carne, fritar ovos, fazer pipocas e acender cigarros. A concentração de energia solar permanece no fogão até uma hora depois do pôr do sol.
O aparelho concentra 0,6 quilowatts de energia, o suficiente para cozer alimentos para 20 pessoas.
A parabólica mede 1,40 metro de diâmetro. É sustentada por um suporte de ferro de 1,50 metro de altura por 80 centímetros de largura e 1,50 metro de comprimento.
(AB)

Texto Anterior: Comunidade da Paraíba utiliza `fogão solar' alemão
Próximo Texto: Crianças índias morrem por desnutrição no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.