São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Cale grava trilha para filme mudo produzido em 1927

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O próximo disco de John Cale, já gravado, é a trilha que ele compôs para acompanhar o filme mudo ``The Unknown" (1927), de Tod Browning (O Monstro do Circo, na tradução brasileira). Cale, que junto com Lou Reed fez parte do Velvet Underground -um dos grupos de rock mais importantes dos anos 60 e 70-, esteve no último fim-de-semana em Lisboa para tocar a música do filme.
``O filme conta a história de um circo e, para mim, trata-se da história da Europa entre as duas guerras", disse Cale.
Para este filme, Cale optou por tocar música eletrônica, deixando de lado os instrumentos acústicos. ``Escrever uma peça acústica leva muito tempo e para fazer justiça com este filme é necessário ter uma grande orquestra. Com os instrumentos eletrônicos posso ter muito mais amplitude do que com o piano", explica.
O acompanhamento do filme é em parte tocado e em parte gravado. ``A música é improvisada dentro de certos parâmetros e há segmentos falados, poemas lidos por Ezra Pound e T. S. Eliot e discursos de Winston Churchill. Tem também uma gravação de um hipnotizador falando paras pessoas que sofrem de asma", conta. A parte que Cale toca é improvisada a partir de idéias e frases musicais que estão ligadas ao filme.
Com ``The Unknown", Cale volta a tocar para filmes mudos, o que não fazia desde 1965. ``Não é que eu tenha abandonado isso, apenas um lado da minha personalidade estava adormecido". Em relação às apresentações da década de 60, acha que mudou sua relação com os ouvintes. ``Nos anos sessenta eu costumava ignorar o público. Virava de costas e tocava no escuro", afirma.
Em Lisboa, foi a terceira vez que Cale acompanhou ``The Unknown". A música foi criada por encomenda do Festival de Cinema Mudo de Pordenone, realizado no ano passado na Itália. Depois, ele apresentou ``The Unknown" no Cine Mémoire, em Paris, em fevereiro, quando foi feita a gravação para o disco.
Para este ano estão marcadas apenas mais duas apresentações do filme: na Inglaterra e em Barcelona. Segundo Cale, o pequeno número de projeções deve-se ao cuidado necessário com as condições de projeção do filme.
O último trabalho do músico foi a produção da trilha sonora do filme ``N'oublie pas que tu vas mourir" (Não esqueça que você vai morrer), dirigido por Xavier Beauvois, que ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes.

Texto Anterior: Moraes Moreira grava acústico para a MTV
Próximo Texto: Evento fará parte de conferência da ONU sobre a questão urbana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.