São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo venezuelano encena texto `esquecido' de Jarry em Londrina

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Um texto ``esquecido" do francês Alfred Jarry, morto em 1907, ganha atualidade em uma adaptação livre do grupo Theja, da Venezuela. ``El Amor de Visita" (O Amor de Visita) será encenado hoje no Festival Internacional de Teatro de Londrina.
Frank Spano, diretor da peça, afirma que encontrou o texto de Jarry, autor de ``Ubu Rei", em uma livraria de Caracas e o considerou ``atualíssimo" pela sua temática: o homem diante da peste.
Em tempos de Ébola e Aids, Spano criou, com o texto, um espetáculo que busca mostrar o homem diante da impossibilidade do amor.
O grupo Theja tem 21 anos e montou a peça em co-produção com o Conselho Nacional de Cultura da Venezuela.
Hoje, no festival, acontecem também apresentações do grupo Taller, da Colômbia, com a peça ``El Hilo de Ariadna", e o espanhol Trapu Zaharra, com a performance de rua ``Occidente Paradisse".
Um dos destaques do festival, o Trapu Zaharra conta a história de três irmãos de Vladivostok, na Rússia comunista, em busca das maravilhas do Ocidente capitalista, em ``Occidente Paradisse".
Na apresentação, que será realizada no calçadão (área central) da cidade, o grupo basco (região da Espanha) utiliza os espectadores como figurantes.

Texto Anterior: Pink Floyd falta ao lançamento de seu disco
Próximo Texto: O mestre partilha suas experiências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.