São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade investe para trazer turistas de volta

FABÍOLA SALANI
ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ

O ``Paraíso das Águas" foi desbancado. Hoje, ao se programar para visitar uma das praias do Nordeste brasileiro, o turista tem Alagoas como sexta opção.
Agora Maceió luta para subir no ranking dos pontos turísticos mais visitados no Nordeste.
A cidade, que ocupava a terceira posição, aparece agora atrás de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e empata com Aracaju (SE). As 22 lagoas de água doce do Estado, as praias e a vida noturna de Maceió já não bastam.
O governador Divaldo Suruagy (PMDB) disse que vai priorizar o turismo em sua gestão, com um projeto para dar maior infra-estrutura às praias mais afastadas.
Segundo a secretária de Turismo do Estado, Maria Thereza Lyra Collor de Mello, o Estado vai enviar um projeto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para tentar obter financiamento para o projeto.
Thereza não disse qual a quantia solicitada. ``Dependemos de uma avaliação do presidente Fernando Henrique Cardoso para saber quanto vai caber a cada esfera de governo".
``Pretendemos melhorar a malha viária do Estado e fazer mais redes de água e esgoto nos locais não servidos por elas", completou.
A secretária, viúva do empresário Pedro Collor e cunhada do ex-presidente Fernando Collor, disse que o episódio que envolveu seu cunhado e o empresário Paulo César Farias, o PC, contribuiu para a imagem negativa do Estado.
``O escândalo com PC e Fernando afastou um pouco o turista de Alagoas", afirmou a secretária. Além desse fator, Thereza citou o investimento feito pelos outros Estados nordestinos para atrair o turista.
Atualmente, segundo a secretária, os paulistas são os turistas mais frequentes nas praias do Estado. Entre os estrangeiros, os argentinos se destacam.

LEIA MAIS
Sobre Maceió na pág. 6-21

A jornalista FABÍOLA SALANI viajou para Maceió a convite da revista Maceió Travel & Tour, da Varig e do hotel Jatiúca

Texto Anterior: Cidade quer expandir o setor
Próximo Texto: Bares 'servem' forró e cangaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.