São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Tuma deixa o PL; PSL é a opção

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Romeu Tuma e seu filho, deputado Robson Tuma, ambos eleitos pelo PL (Partido Liberal) de São Paulo, comunicaram anteontem ao presidente do partido, deputado Álvaro Valle (RJ), que estão deixando a legenda.
Robson declarou que vai para o PSL (Partido Social Liberal), partido recém-criado pelo seu irmão, o médico Rogério Tuma, que possui o registro provisório da sigla.
Romeu Tuma recebeu convites para ingressar no PFL, PMDB e PSDB. Por enquanto, mantém o mistério sobre seu futuro. A Folha apurou, porém, que é praticamente certa sua ida para o PSL. A decisão deve ser anunciada em 15 dias.
Na sessão de anteontem, Tuma leu a carta que enviou a Álvaro Valle e recebeu a solidariedade e convites dos líderes de vários partidos. Até a senadora Marina Silva (PT-AC) aproximou-se de seu colega e disse: ``Não posso falar em público, mas estamos às ordens".
Na carta a Valle, Tuma disse que ``certas lideranças estaduais resolveram assumir a propriedade" do PL paulista e que partidos não podem ter donos. Ele referia-se ao líder da legenda na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), que pediu sua expulsão.
Costa Neto acusou o senador de não prestigiar o partido, não participar de suas reuniões e desconhecer seus parlamentares. Tuma disse que não era convidado para os encontros do partido e que vinha sofrendo um processo de desgaste.
``Eu precisava sair, porque a pressão estava muito grande. Eu já estava angustiado", disse o senador após anunciar sua decisão. Ele não quis aguardar a expulsão.
``Saio entristecido. Sempre achei que o PL era um partido viável, mas tinha que ser mais democrático", disse. Ele e Robson vão ajudar Rogério a estruturar o PSL e querem a adesão de parlamentares de outras legendas. O senador defende a filosofia liberal do PSL.

Texto Anterior: Polícia entra em confronto com sem-terra em PE
Próximo Texto: Família de professora pede reparação à USP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.