São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cratera é transformada em patrimônio estadual

DA REPORTAGEM LOCAL

O Condephaat (órgão que cuida do patrimônio arqueológico no Estado) tombou a "Cratera de Colônia, próxima à represa Billings (zona sul de São Paulo).
A cratera tem 3,5 quilômetros de diâmetro e 400 metros de profundidade. Foi aberta pela queda de um meteorito ou cometa há cerca de 20 milhões de anos.
O pedido de tombamento foi aprovado na última segunda pelo Condephaat devido à importância científica da área. Com a medida, qualquer alteração precisa ser autorizada pelo órgão.
Segundo o Condephaat, a área traz indícios de alterações climáticas (presentes nos sedimentos que cobrem a cratera) e tem importância por suas características paisagísticas e ambientais.
A vegetação é formada por mata nativa. A cratera está em área de proteção de mananciais.
No mundo inteiro são conhecidas aproximadamente 150 áreas originadas por impacto de corpos celestes, a maioria no hemisfério norte. No Brasil, há seis delas.

Texto Anterior: Dois acidentes param o trânsito em 126 km
Próximo Texto: Câmara adia votação sobre fundo municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.