São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sintoma foi confundido com gripe em bebê de 4 meses

Tereza Albuquerque, hoje com 4 anos, ficou 5 dias na UTI

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Aos quatro meses, Tereza Meirelles de Albuquerque foi levada para um pronto-socorro de São Paulo com histórico de um dia de febre e apatia. O diagnóstico do médico tranquilizou os pais: gripe.
A psicóloga Silvia Meirelles, mãe de Tereza, lembra que a filha nunca tinha tido febre e a hipótese da gripe parecia razoável.
No entanto, algumas horas depois, a febre não cedeu e a criança continuou estranha. ``Ela foi ficando muito `largadinha'. No meio de uma mamada, ela teve uma convulsão. Voamos para outro hospital."
O diagnóstico de meningite, confirmado pelo exame de liquor, desnorteou os pais de Tereza. A bactéria causadora era o hemófilo -provavelmente vindo de uma infecção nos ouvidos.
``Foi uma tensão muito grande. Primeiro, foi o medo de perder a Tereza. Depois, as preocupações com as possíveis sequelas." A menina ficou internada por dez dias, metade desse período em uma UTI.
``Depois da alta, a Tereza ainda ficou fazendo acompanhamento com um neurologista por mais de um ano." Hoje, com 4 anos, ela tem saúde perfeita e frequenta uma pré-escola.
(JB)

Texto Anterior: Mortes por meningite em 95 aumentam 20% em SP
Próximo Texto: Vacinas não são eficientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.