São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria tenta agilizar internação de doentes

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Secretaria Estadual da Saúde está montando um esquema para diminuir a letalidade da meningite meningocócica neste inverno.
Segundo o secretário José da Silva Guedes, existe uma previsão de aumento no número de casos de meningite meningocócica durante este período do ano.
Guedes diz que a secretaria pretende repetir o sucesso do esquema utilizado no início de 95 para controlar a letalidade da leptospirose (que reduziu a taxa em 40% em relação aos últimos anos).
O grupo encarregado iniciou o trabalho em 07 de abril. Como o controle da letalidade na meningite está diretamente ligado ao diagnóstico precoce e à rapidez do tratamento, a secretaria procura agilizar a internação dos pacientes.
Para tanto, o atendimento está sendo descentralizado. Além dos 40 leitos já existentes no Hospital Emílio Ribas, foram reservados outros 50 em hospitais da rede pública da Grande São Paulo.
Uma central de vagas coordenará a distribuição dos leitos para que os doentes ganhem tempo e andem menos atrás de uma vaga.
Os hospitais que participam do esquema são Infantil Darcy Vargas, Infantil Cândido Fontoura, Regional Osasco, Regional Sul, Mandaqui e o Hospital de Vila Nova Cachoeirinha.
A Zona Leste, uma região que tradicionalmente apresenta mais casos de meningite, contará com a retaguarda dos hospitais São Matheus, Guaianazes, Ferraz de Vasconcelos e Santa Marcelina.
Equipes do Hospital Emílio Ribas estão sendo preparadas para capacitar os profissionais dos hospitais envolvidos no esquema.
O Instituto Adolfo Lutz treinará os técnicos dos laboratórios dos diversos hospitais. A Secretaria também se compromete a fornecer os kits para os exames diagnósticos nos laboratórios dos hospitais.
(JB)

Texto Anterior: Vacinas não são eficientes
Próximo Texto: Professor da FMUSP colabora com Minas; A FRASE; O NÚMERO; Epidemia no Zaire está sob controle; Radiografias exigem cuidados especiais; Bactérias nos alimentos provocam diarréias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.