São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor da FMUSP colabora com Minas; A FRASE; O NÚMERO; Epidemia no Zaire está sob controle; Radiografias exigem cuidados especiais; Bactérias nos alimentos provocam diarréias

JULIO ABRAMCZYK

Professor da FMUSP colabora com Minas
O professor Dalton Chamone (foto), titular de Hematologia e Hemoterapia da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo, foi eleito vice-presidente do conselho de curadores da Fundação Hemocentro de Minas Gerais. Essas entidades prestam serviços na área da coleta, fracionamento, fornecimento e transfusão de sangue, atendendo principalmente aos hospitais públicos.

A FRASE
``Dever-se-ia controlar constantemente a qualidade dos medicamentos comercializados."
(Do professor Jiben Roy, no artigo ``A ameaça dos medicamentos de qualidade inferior à norma", publicado na revista ``Foro Mundial de la Salud", publicação da Organização Mundial da Saúde).

O NÚMERO
12
... milhões de mortes ocorrem por ano, em todo o mundo, por doenças cardiovasculares, segundo a OMS.

Epidemia no Zaire está sob controle
A comissão internacional que coordena o atendimento médico dos pacientes atingidos pela epidemia provocada pelo vírus Ébola comunicou à OMS que a fase aguda da febre hemorrágica terminou no Zaire. Os novos casos são de pessoas que já estavam no período de incubação da doença e a transmissão do vírus está em vias de ser interrompida.

Radiografias exigem cuidados especiais
Substâncias que facilitam a visualização das artérias nos exames radiológicos (um contraste à base de iodo), podem provocar reações alérgicas ou desencadear insuficiência cardíaca. Brendan J. Barret, da Universidade de Newfoundland, Canadá, em editorial publicado no ``The New England Journal of Medicine", destaca um risco a mais para os diabéticos. Para os que já tiveram problemas nos rins, o exame contrastado pode representar um alto risco de deterioração da função renal pela nefrotoxidade que pode ser provocada pelo contraste.

Bactérias nos alimentos provocam diarréias
As infecções de origem alimentar que podem provocar diarréias são frequentes. Elas são provocadas por bactérias que se desenvolvem dentro da comida. Na origem dessa contaminação, segundo a OMS, estão a preparação das refeições muito tempo antes do consumo; contaminação cruzada de alimentos crus e cozidos, quando colocados no prato; e quando a comida já preparada fica muito tempo em temperatura ambiente, que permite a proliferação das bactérias.

Texto Anterior: Secretaria tenta agilizar internação de doentes
Próximo Texto: Feminista homossexual critica `lesbian chic'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.