São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equilíbrio do orçamento depende de organização

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Controlar o orçamento pode ser o primeiro passo para que a classe média consiga reequilibrar sua receita e suas despesas.
O salário estagnado (reajustado uma vez por ano) e o alto comprometimento da renda com cheques pré-datados e crediários já estão se refletindo no aumento da inadimplência (pagamentos em atraso), como mostram dados dos órgãos de defesa ao crédito.
Para piorar ainda mais a situação, uma série de bens e serviços essenciais está tendo seus preços reajustados: ônibus, tarifas públicas (água e gás encanado), remédios, escola, táxi e contratos que completam um ano desde a conversão para URV/real, como planos de saúde.
Equilibrar o orçamento, portanto, exige trabalho e organização. Em primeiro lugar, é preciso relacionar, em uma folha, todas as receitas e despesas do mês (ver exemplo nesta página).
Assim, fica mais fácil saber para onde está indo o seu dinheiro e quais os gastos que podem ser cortados para atender a outros compromissos, como pagamento de dívida em atraso.
Você pode, por exemplo, reduzir o número de dias em que a faxineira trabalha em sua casa ou deixar de jantar em restaurante por um certo período.
Hábitos
A simples mudança de alguns hábitos também pode gerar uma boa economia.
1 - Quando for fazer compras, por exemplo, pesquise preços. Lojas de fábrica e pontas de estoque costumam ser boas opções.
2 - Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que realmente precisa e não saia dela. Nunca leve crianças junto, pois a possibilidade de comprar guloseimas desnecessárias aumenta muito.
3 - Prefira sempre frutas, legumes e verduras que são da estação. Além da melhor qualidade, são mais baratos que outros, cuja safra dá-se em épocas diferentes do ano.
4 - Procure ir à feira no final da manhã, quando o movimento é menor e os feirantes reduzem os preços para não voltar com produtos perecíveis para casa. Quando as frutas forem oferecidas em bacias, veja se não existem algumas estragadas escondidas.
5 - Reduzir o valor das contas de água, luz, gás e telefone não é difícil. As concessionárias destes serviços distribuem folhetos que explicam como proceder.
Tomar banhos rápidos e usar mais a posição ``verão" do chuveiro, por exemplo, ajuda a diminuir o gasto de energia elétrica. Consertar vazamentos reduz bastante o consumo de água e manter a chama do fogão regulada faz com que você economize gás.
6 - Cuidado com a tentação de entrar em crediários. Os juros estão muito altos e você estará novamente comprometendo um dinheiro que pode não ter no futuro.
7 - Evite os cheques pré-datados ou organize-se para quitar o compromisso na data certa. O ideal é aplicar o valor correspondente no mercado financeiro.
8 - Não entre no saldo negativo do cheque especial. Os juros também estão muito elevados.
9 - Procure não atrasar pagamento de contas. As multas em geral são iguais ou superiores a 10%, sem contar juros de 1% ao mês e correção monetária dos valores.

Texto Anterior: Saiba evitar que o seu pecúlio acabe logo
Próximo Texto: Brasileiro paga o preço da sensação de enriquecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.