São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista ajuda na redução de gasto

Fazer uma lista, com a receita e todas as despesas mensais, é essencial para que você possa visualizar melhor seu orçamento.
O quadro ao lado é apenas um exemplo, já que as despesas variam de uma pessoa para outra.
Quem mora em um imóvel alugado, por exemplo, deve lançar o aluguel.
Já quem tem casa própria não possui este gasto, mas pode ter outros, como condomínio, IPTU, seguro habitacional etc..
No final do mês, some todas as despesas e deduza de sua receita. Se o saldo for positivo, o orçamento está bem equilibrado. Mas, se for negativo, fica mais fácil visualizar quais os cortes que podem ser feitos.
Você não pode, por exemplo, deixar de pagar a escola de seus filhos. Mas pode reduzir gastos com lazer, transporte, adiar compras etc.
Repita o procedimento no mês seguinte. Com a exclusão das despesas, o resultado já pode ser melhor, e assim sucessivamente.
Quem está endividado deve relacionar os valores comprometidos com cheques pré-datados, crediários e cartões de crédito. Com isso, saberá quanto precisa poupar para pagar esses compromissos.
Quem já está com o orçamento equilibrado pode estabelecer um objetivo futuro que irá estimular um maior controle dos gastos. Pode ser a troca do carro antigo por um novo ou a compra de um imóvel, por exemplo.

Texto Anterior: Brasileiro paga o preço da sensação de enriquecimento
Próximo Texto: Mão-de-obra puxa prestação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.