São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagallo pede beleza na batalha de Wembley

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL À INGLATERRA

Em um dos duelos mais tradicionais do futebol mundial, as seleções brasileira e inglesa decidem hoje o Torneio da Inglaterra.
Vitória ou empate dão o título aos brasileiros. Os ingleses precisam vencer para ser campeões.
O jogo começa às 12h (horário de Brasília) no estádio de Wembley (Londres).
Se vencer hoje, o Brasil quebra um tabu de 14 anos. A última vitória (1 a 0) brasileira foi no dia 12 de maio de 1981, em Wembley, gol de Zico. O confronto entre o ``velho" e o ``novo" futebol tem sido duro.
A última vez em que houve mais de três gols numa partida foi em 1964 -o Brasil ganhou de 5 a 1, no Maracanã. Foi o último jogo em que um time teve mais de dois gols de diferença.
A seleção brasileira já venceu sete vezes, empatou sete e perdeu três. O último embate, em 1993, nos Estados Unidos, foi 1 a 1.
O gol brasileiro foi do zagueiro Márcio Santos, um dos titulares do jogo de hoje. O técnico Mario Jorge Zagallo treinou repetidamente a defesa contra as bolas que os ingleses cruzam sobre a área.
É a principal característica do futebol da Inglaterra, que tenta se renovar após fracassos sucessivos nesta década.
Zagallo disse que, mais importante do que o título, é o esforço que ele vem fazendo para ``resgatar o verdadeiro futebol brasileiro". ``Quero que o Brasil seja espelho para o mundo."
Jogando ofensivamente, a seleção foi aplaudida de pé em suas duas primeiras partidas no torneio inglês -contra Suécia (1 a 0) e Japão (3 a 0).
``Diante da escola inglesa, vamos mostrar de novo nosso futebol belo e eficiente", disse Zagallo.
Em caso de vitória ou empate hoje, o treinador conquistará o primeiro título desde que voltou a dirigir a seleção brasileira, após a Copa do Mundo de 94.
A vantagem do empate tornará o Brasil mais defensivo? ``O comodismo só traz derrotas", afirma Zagallo.
Ele ficou impressionado com a grama de Wembley. ``Quem não joga bem aqui, não joga em lugar algum."
Após o jogo, a comissão técnica e os jogadores radicados no Brasil viajam de volta. Terça-feira, Zagallo convoca os jogadores para a Copa América, a ser disputada em julho, no Uruguai.

NA TV
Globo, Bandeirantes e SBT, ao vivo, às 12h

Texto Anterior: Fase final do Paulista não tem favoritos
Próximo Texto: Técnico quer mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.