São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1856 - Huxley, Tyndall e um eminente botânico, Joseph Dalton Hooker, defrontam os naturalistas clericais de Cambridge por meio das idéias de Darwin, que a essa altura já vê a evolução como um ``arbusto", ramificada em espécies conflitantes. Um ensaio de Alfred Russel Wallace, um naturalista que viajara por Bornéu coletando pássaros, insetos e borboletas exóticas, é publicado numa revista científica. Wallace vê a evolução como uma dinâmica em que os inaptos seriam eliminados até o surgimento de espécies perfeitas numa natureza igualitária. Darwin menospreza o artigo. Sua teoria mostraria a evolução como uma sucessão de conflitos sem fim algum.

1857 - Começa a escrever um grande tratado que se chamaria ``Seleção Natural", mas adia sua publicação continuamente.

1859 - Encorajado por Wallace, lança um resumo de suas idéias no livro ``A Origem das Espécies". A publicação é um sucesso: os 1.250 exemplares da tiragem inicial são vendidos no primeiro dia. Huxley e o bispo Wilberforce fazem um debate público sobre o darwinismo, gerando muita polêmica. Darwin some de cena, decidido a economizar ``tempo e paciência". Na Alemanha, o advogado do darwinismo é o zoólogo Ernst Haeckel, que diz que ``A Origem das Espécies" é um ``documento político". Tyndall e outro biólogo, John Lubbock, também defendem Darwin enfrentando os conservadores. Wallace discorda da valorização dada por Darwin à ``seleção sexual" das espécies.

1868 - Publica ``Variations of Plants and Animals under Domestication".

1871 - Publica ``A Descendência do Homem", o mais especulativo de seus livros, em que trata da origem instintiva da moralidade humana.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Viagem incluiu o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.