São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A ORIGEM DAS IDÉIAS

DA REDAÇÃO

À convite da Folha e da Geração Editorial, os britânicos Adrian Desmond e James Moore chegam ao Brasil no próximo domingo para lançar no país ``Darwin - A Vida de Um Cientista Atormentado", considerada a maior biografia do autor de ``A Origem das Espécies". No dia 21, eles participam de um debate no Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica/SP), aberto ao público (leia programação abaixo).
Desmond, pesquisador de história da ciência na University College, em Londres, e Moore, professor da mesma disciplina na Open University, estudaram a vida de Darwin durante 20 anos e levaram 18 meses para escrever a biografia.
O livro aparece numa época em que conceitos de evolução mais uma vez tendem a ser usados como instrumentos de ideologias. Mostrar que o naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882) procurava fazer ciência objetiva e se atormentava com as implicações políticas e ideológicas de suas idéias pode ajudar a combater fundamentalismos -como a "evolução de raças humanas- travestidos de ciência.
Para contar como se desenvolveu uma das mais influentes teorias científicas de todos os tempos, os dois autores fizeram um verdadeiro painel da sociedade em que o naturalista viveu, ao mesmo tempo em que realizaram a mais detalhada pesquisa sobre seus dramas, hesitações e conquistas pessoais.
Segundo eles, Darwin atormentava-se com a idéia de desafiar a origem divina do homem, um sustentáculo da cultura ocidental. Considerava sua teoria um crime contra uma sociedade da qual gostava e cujos privilégios queria desfrutar.
Genial, fugia de debates científicos -preferiu concentrar-se nos estudos que iriam modificar para sempre a humanidade.

Texto Anterior: Da teoria do autoritarismo ao Deus Mercado
Próximo Texto: O EVENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.